Pra começo de conversa, no nosso dia não é feriado. Já viu publicitário se dando ao desfrute de largar a pauta e deixar o trabalho acumular pro dia seguinte? Se sim, não era um publicitário. Não um de raça.
O codinome do publicitário é trabalho. E ele tem paixão pelo que faz. Amor às horas que passa na criação, no planejamento, na mídia, na rua, na agência, nas madrugadas regadas a café+café+café e abastecidas por pizzas. Amor até aos comentários do tipo “Ah, tu é publicitário? Faz um desenho aí, então!”, ou “Se tu é publicitário, inventa aí uma solução pros problemas do mundo.”. É o que a gente quer: solucionar os problemas do mundo. Ou, pelo menos, convencer ele que ainda tem solução.
Alma de publicitário é isso: apagar incêndios – quando não começar ele mesmo o incêndio –, abdicar dos horários “normais”, negar a tal “normalidade”. Ir além, buscar o que vem além. E sentir amor por aquilo que faz. Sempre.
Dia do Publicitário podia ser Dia da Pizza, Dia do Sono Atrasado, Dia das Ideias Mirabolantes, dia de muita coisa. Até porque, publicitário que se contenta com uma coisa só tem sérios problemas. Né?
No nosso dia, o publicitário vai trabalhar. Provavelmente, até tarde. Mas se tu tirar dele esse prazer, com certeza, tu vai estar estragando o dia.
E já que a gente fala de todas as datas, quem se habilita a falar da nossa, agora?
1º de Fevereiro,
Feliz Dia do Publicitário.
TEXTO VIA: SPR