Copyright © O Blog da Black
segunda-feira, 19 de março de 2012

"Nothing is more powerful than a ideia"

Digite no campo de busca do Facebook "Kony 2012". Faça o mesmo no You Tube. Ou melhor, assista esse vídeo abaixo antes de ler o resto da postagem. Eu sei que você está acostumado a ver vídeos com no máximo 10 minutos, mas faça esse esforço, vai valer a pena, acredite. Eu mesma não vejo nada 'tão longo' há muito tempo, mas esse eu vi e não me arrependo. Com certeza você terá algo sobre o que refletir. As possibilidades de reflexão são imensas.  


E então? Você chorou? Você achou graça? Se sentiu um alienado? Se sentiu enganado? Fraude ou não, questão que muitos têm discutido, o vídeo que virou fenômeno de visualização na internet agora divide opiniões mundo afora. Mais de 50 milhões de pessoas falaram sobre esse assunto em uma semana! Não queremos aqui discutir visões políticas. A reflexão que nós, como agência de comunicação, queremos inicitar é outra.

No início do vídeo de 28 minutos há uma frase que define muito bem coisas da atualidade que nos dizem respeito:  "Nothing is more powerful than a ideia" (Nada é mais poderoso que uma ideia). Ideias... somos movidos a ideias. Vivemos e sobrevivemos de ideias. Nós, como agência, e nós, como jovens. Melhor que isso, temos um suporte inimaginável há alguns anos atrás para podermos explorar nossas ideias. Temos a internet e a tecnologia. Se podemos aliar isso à nossa criatividade e à nossa vontade de ter tudo para ontem, o que está acontecendo conosco que não estamos aproveitando e fazendo acontecer? Qual jovem idealista, talvez nascido no tempo errado como eu, não sonha em ver vários outros jovens lutando por causas sociais e ajudando a construir um mundo mais justo? Tenho esperança de que alguns milhões sonhem com isso também. Pois bem... aí esses jovens vêem um vídeo desses e pensam que é possível sim, que 'o sonho não acabou' e que, pelo contrário, agora é mais fácil sonhar com a defesa de causas. Isso porque nossas ferramentas de comunicação e nossa facilidade para lidar com toda essa tecnologia veio para agregar e facilitar.

Nós somos comunicadores, somos publicitários, jornalistas e designers. Mais que isso, somos jovens. E continuamos sendo sonhadores, como foram nossos pais... Mas nós sonhamos mais alto. Não ousamos dizer que os jovens são o futuro da nação, como um dia disseram. Nós, todos que estamos vivos, somos o futuro da nação. Crianças, jovens, adultos e idosos. E não importa se o problema está aqui em Porto Alegre, ali na Argentina ou lá na África. Esqueçamos as diferenças e sejamos 'bairristas' também pela nossa outra casa: o mundo.

A gente sonha, sim. Porque a gente tem a maior e mais poderosa arma nas nossas mãos, mas temos medo de usá-la, sendo que ela não fere, ela cura. Nós temos a COMUNICAÇÃO. Expressão, mobilização, disseminação, AÇÃO. Não adianta criarmos no face eventos de protesto onde mil pessoas confirmam e nem 200 aparecem. Podemos fazer bem mais, sem fugir do que somos. Não precisamos tentar repetir ações do passado para lutar por nossas causas. Imitar nossos pais não é a solução. A solução reside na inovação. Estamos na era da inovação, o que estamos esperando? Think about it! Nós, já estamos pensando...