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terça-feira, 10 de agosto de 2010

CURIOSIDADES: Termos Publicitários

Existem alguns termos publicitários que são desconhecidos por muitas pessoas. Apenas quem trabalha em agência ou está se encaminhando para essa área da publicidade entende o que eles significam. Nossa estagiária é um exemplo, chegou aqui e muitas vezes ficou sem entender se quer o assunto que os diretores de arte e o diretor de atendimento estavam se referindo usando termos como Briefing, Brand, Case, etc.
Para os inciantes em Publicidade e Propaganda, e para os demais, segue um pequeno Glossário para decifrar o que se fala dentro de uma agência de publicidade.


Arte-filnal:
após ser aprovado, no layout, o anúncio é finalizado. Isso significa que aquilo que era referência se torna verdade. Depois de a imagem, o título e o texto estarem em suas versões finais, o anúncio sai em arte-final para os veículos, pronto para ser veículado.
Assistente de arte: é um futuro diretor de arte. Colabora com ele naquilo que é mais trabalhoso. Geralmente começa como arte-finalista.
Brand (pronuncia: brénd): Marca. Diz respeito tanto ao ícone que representa uma empresa ou produto quanto a identidade e a personalidade de uma marca.
Briefing: é o conjunto de informações com as quais se resolve um determinado problema de marketing do cliente.
Budget (pronuncia: bâdjet): Orçamento, seja de uma campanha publicitária, seja referente à verba que o anunciante tem para investir.
Case (pronuncia: queise): História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.
Diretor de arte: é quem dirige um processo longo, que vai desde o rafe e layout até a peça final nos veículos de comunicação.
Diretor de atendimento:
atende ao cliente e suas necessidades. Transforma isso em pedidos ou jobs e passa adiante a informação, o briefing.

Diretor de mídia:
é um estrategista que usa o dinheiro do cliente-anunciante da melhor forma possível nos veículos de comunicação. Sem ele, ou com um que não seja bom, ninguém vai ver aquilo que for criado.

Job:
“trabalho” em inglês. Geralmente numerado, é nele que vem o briefing.

Layout
(pronuncia: leiaut)
: é uma prévia em baixa definição do que será o anúncio.
Logotipo: Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.
Logomarca: Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.
Mídia: também conhecida como veículo de comunicação, transmite a mensagem publicitária. Chamamos também de mídia o profissional da agência ou o birô de mídia que faz a programação e o planejamento de exibição nos veículos, de acordo com o perfil do consumidor que se deseja atingir.
Recall: é a lembrança que o público vai ter daquilo que você criou. Como o recall é medido, pode se perceber claramente a competência dos profissionais de criação e do marketing do cliente.
Redator:
escreve e cria. É dele a responsabilidade por tudo o que é escrito e pelo entendimento do que a campanha carrega.

Rough (rafe):
é o rabisco que antecede o protótipo, ou layout, que antecede a finalização do anúncio.

Outdoor: Mídia exterior.
Slogan: Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.
Spot: Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão
Target: Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.
Teaser: Mensagem curta, veiculada em diversos meios de comunicação, geralmente usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre a estratégia.



FONTE: Estadão, Robert Jr