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terça-feira, 23 de novembro de 2010

MATÉRIA DO DIA: Publicitário? Ah, e o que você faz?

Esse fato nenhum publicitário vai negar. A sequência abaixo é pra exemplificar:

– Amanda! Quanto tempo a gente não se vê. Você tá bem? Tá fazendo o que da vida?
– To legal, trabalhando muito. Eu sou publicitária, to numa agência de publicidade.
– Ah, que legal. Tá solteira, casada? O que você faz na agência?
– Solteira. Na agência eu sou criação. Sabe como é: sem hora pra sair, sempre na pressão pra terminar todos os trabalhos. Mas é uma delícia.
– Criação?! Hmmm, legal. Bom, Amanda, agora eu tenho que ir. Bom te ver.

Portanto, eis o fato: ninguém se interessa pelo trabalho do publicitário e por isso não sabe o que um publicitário faz, sendo que causa e conseqüência alternam seus lugares, ou seja, ninguém sabe o que um publicitário faz e por isso ninguém se interessa pelo trabalho do publicitário.

E quem é a exceção neste caso? Obviamente, só os publicitários. Portanto, aquela máxima continua verdadeira: nem a sua mãe sabe exatamente o que você faz.

Publicitário convive muito com publicitário porque é uma conversa única e particular. Imagine alguém que não seja publicitário escutando um diálogo do tipo:

– Cara, hoje aquela sua amiga do atendimento me encheu o saco por causa do job. Mas o cliente não sabe o que quer, ela não sabe o que quer, como querem que eu faça melhor?
– Ela tá achando que vai perder a conta.
– Mas isso não é culpa minha. Parece que é coisa da mídia, lá. O que eu fiz até agora todo mundo gostou, não fiquei sabendo de nenhuma reclamação.
– Também, você tinha mais duas te ajudando a terminar!
– Putz, é verdade… bons tempos… mas as ideias todas eram minhas.
– Tá bom, tá bom. Termina logo o job do jeito que te pedirem e larga mão. Tem um monte de outros abertos lá que tão quase estourando já.
– Só pra variar, né?

Pois bem, poderia até causar constrangimento a mentes mais puritanas.

Nestas situações eu faço uma leve comparação entre a Publicidade e o Direito, em que é mais provável a pessoa responder a área em que trabalha do que a graduação que fez. Quem se forma em Direito não gosta de dizer “Sou bacharel em Direito”. Até porque isso não significa muita coisa. O formado em Direito será advogado, promotor, juiz, etc. O publicitário, por sua vez, se forma em Publicidade mas nunca será publicitário. Será criação, atendimento, mídia, produção, arte, assistente de alguma coisa, menos publicitário.

A diferença é que todo mundo sabe que pra ser advogado é preciso estudar Direito. O outro nome (advogado, juiz, o que for) é incorporado e aquele título de bacharel em Direito some como se nunca tivesse existido. E com um publicitário? O que acontece?

Agora vem um exercício interessante e que finaliza o artigo. Pare um pouco, pense no que você está fazendo agora e responda a você mesmo: O que você faz?

Pronto. Da próxima vez que a pergunta O que você faz aparecer, responda exatamente o que você acabou de responder.

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