Copyright © O Blog da Black
quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Um livro feito para ser destruído



Semana passada falei do processo criativo de um autor. Nessa semana vou falar do processo criativo de um leitor. Isso mesmo! Olha só que legal essa ideia!


Chega às livrarias a versão em português do livro Wreck this Journal, da ilustradora e artista canadense Keri Smith. O livro Destrua esse Diário, da Editora Intrínseca, estimula a criatividade de seus leitores  de uma maneira subversiva, divertida e inusitada. O objetivo é fazer com que o leitor, através de sugestões lúdicas dadas pelo autor, faça tudo aquilo que geralmente não deve ser feito com um livro, como rasgar páginas, rabiscar, manchar, derramar e demais ideias destrutivas. Mas atenção, destrua sendo criativo!

 O livro foi inspirado nos clássicos diários pessoais nos quais as pessoas anotam ideias, memórias e registros. Mas, nesse caso, a autora propôs uma interação mais lúdica com o livro a fim de mostrar o quanto o perfeccionismo exaltado atualmente desestimula o processo criativo. De acordo com a autora, sua experiência fez com que ela aprendesse que era preciso  esculhambar a monotonia e o lugar-comum para que o novo pudesse surgir.

Só para se ter uma ideia, a edição norte-americana de Wreck This Journal viralizou nas mãos dos leitores, que criaram blogs no Tumblr e vídeos do YouTube para exibir suas criações. Veja um dos vídeos abaixo:


Aqui você pode ter o gostinho do que é o livro: http://migre.me/gzxCA

Se você quiser a versão original, tem pra vender aqui: http://migre.me/gzxxK

E a versão em português, aqui: http://migre.me/gzxYs



E você, tá esperando o que pra comprar o seu?!