Copyright © O Blog da Black
segunda-feira, 18 de junho de 2012

Crescem os salários nas agências digitais

Recente pesquisa da ABRADI (Associação Brasileira de Agências Digitais), mostra que o salário pago nas agências digitais está 35,3% maior em relação a 2010, o que mostra um amadurecimento do mercado. Está cada vez mais difícil achar bons profissionais na área e isso faz com que as agências invistam mais para manter seus talentos; outro fator, é que com o crescimento da web, os anunciantes estão investindo mais, acreditando mais e com isso as agências conseguem fôlego para arcar com salários melhores a seus profissionais. A pesquisa também mostrou que as agências contrataram duas vezes mais que a média nacional no setor de serviços. A pesquisa você pode ver com mais detalhes no site da ABRADI (www.abradi.com.br) e é bem interessante para todo mercado de comunicação e marketing digital, que ainda está engatinhando. Alguns podem ler essa afirmação e achar que é algo fora da realidade, entretanto, se analisarmos o quanto se investe em TV X Internet e o quanto temos de sucessos de marcas no offline X online é possível perceber isso. Existem diversos motivos pelos quais a Internet ainda não “decolar”, isso no quesitonamento comercial, nas campanhas, ações, sites mais interativos, web 2.0, e-commerce, Redes Sociais entre outros pontos da web, uma delas é a falta de profissionais, aliás, bons profissionais, aqueles que fazem a diferença no mercado, que pensam além do site ou que acreditam que Redes Sociais é mais do que promoção. Está faltando preparo para o mercado e o menos culpados são os profissionais, pois esses saem das faculdades sem o mínimo de pensamento estratégico digital, conhecem Blog, tem Smartphone, Facebook, Twitter, YouTube, Pinterst, usam mas poucos sabem como construir uma marca nesses canais digitais. Há diversos cursos que dão base preparatória para o mercado, mas não são suficientes. É preciso ter prática, preciso ter mais vivência. Cursos de curta e média duração são excelentes para reciclagem, ver outros pontos de vista e até networking, mas se você quer fazer a diferença no mercado, esses cursos são complementos para atingir o objetivo, mas nem sempre o suficiente, mesmo tendo excelentes cursos no mercado. Para fazer a diferença, existe dois caminhos: Na raça ou na teoria + raça. Busque aprender com os profissionais que fizeram, fazem e farão a diferença no mercado digital. Esse pessoal tem muito a passar para quem está começando. Façam cursos com eles, “detonem” de perguntas, levem cases para análises, sites, blogs, artigos para discussão. Cursos como: Digitalks, E-commerce School, Myiashita Consulting, Konfide para o mercado. Hoje tem. Não existia a Pós de Marketing Digital da Faculdade Impacta de Tecnologia com aula com grandes profissionais. Hoje, tem. Então, não vá pelo caminho mais longo de aprender na raça, vá pelo caminho onde grandes profissionais vão mostrando o caminho e ai sim, você vai colocando isso em prática no seu dia-a-dia no trabalho. Vá mostrando capacidade, mostrando que está atento ao que acontece. Conhecendo erros e acertos do passado e vendo qual o caminho dar a para a melhor marca!